ROTEIRO - CHAPADA DOS VEADEIROS #1

21 de set. de 2016
Onde fica:
  • As cidades que servem como base para explorar a Chapada são Cavalcante, Alto Paraíso e Vila São jorge.
  • Alto Paraíso (Portal da Chapada dos Veadeiros) fica a 220km de Brasília, eu moro em Goiânia, nem tão perto nem tão longe sabe? rs
  • De Alto Paraíso/Cavalcante: 90km de asfalto
  • De Alto Paraíso/São Jorge: 38km de asfalto
O que levar:
  • Tênis, acho que esse é um item fundamental, é praticamente impossível fazer as trilhas com outro calçado, mesmo que seja cansativo o tira e põe o tênis na hora de entrar na água, o tênis é o melhor companheiro nas caminhadas (com pedras, barrancos, lama, mato), não é tênis bonitinho, é tênis confortável, eu não tinha um próprio pra trilha, mas levei um cano alto super confortável, mas o bichinho nem voltou de lá, tive que descarta-lo.
  • Protetor solar 24 horas por dia, já saia do hotel/pousada protegido!
  • Roupas confortáveis, camisetas de manga para ajudar a proteger do sol, eu dei bobeira e levei bastante blusinha de alça :(
  • Mochilas/pochetes/bolsas, práticos para carregar durante as trilhas e que tenha espaço pra guardar as coisas;
  • Cangas, tolhas, boné, roupa de banho - eu levei biquíni e maiô/body, mas fui mais mais feliz usando o maiô, é mais seguro com as quedas d'água! kkk
  • Águas e lanchinhos para do dia, algumas trilhas são muito cansativas, é preciso se alimentar e hidratar bem!
  • É bom levar um saquinho ou bolsa impermeável que proteja documentos, celular, câmeras que não são a prova d'água.
  • Repelente pode ser um bom companheiro!
Dicas Gerais:
  • Estude bem a melhor época do ano para visitação, eu fui agora em setembro, em outubro já começa as chuvas e os lugares ficam perigosos, as águas da cachoeira já ficam tão limpinhas.
  • Assim que chegar na cidade, procure o CAT - Centro de Atendimento ao Turista, já pegue um mapa com informações de pousadas e passeios da região.
  • Faça um roteiro com os principais lugares para conhecer, o ideal é não perder tempo procurando ou decidindo.
  • Saia sempre com o carro abastecido, em São Jorge não tem posto de gasolina, o mais próximo é em Alto Paraíso.
  • Leve uma quantia razoável em dinheiro, a maioria dos lugares só aceita dinheiro e você não encontrará agências bancárias ou caixa 24 horas fáceis.
TRILHAS A PARTIR DE CAVALCANTE:

1º Dia
Poço Encantado
Saímos de Goiânia na sexta, dia 02/09 as 6 da manhã, chegamos em Alto Paraíso ao meio dia, almoçamos e fomos ao CAT para pegar todas as informações necessárias.
Seguimos direto para o Poço Encantado, que fica no caminho de Alto Paraíso a Cavalcante. Trocamos de roupa no local, lá tem estrutura com restaurante/bar e os banheiros são bem organizados. O valor da entrada é R$ 20,00, a trilha é fácil e dá até pra descer com lanches e bebidinhas.

Hospedagem:
Seguimos para Cavalcante e também fomos ao CAT, pegar informações de pousadas, não reservamos nada, preferimos ir para conhecer o lugares.
Nos hospedemos na Pousada Morro Encantado, muito linda, cheia de verde, aconchegante, tudo simples, rústico, mas muito capricho, o café da manhã também foi delicioso, o valor da diária foi de R$ 160,00 o casal.

2º Dia
Cachoeira Santa Bárbara
Acordamos no outro dia bem cedo, arrumamos nossa mala, tomamos café e seguimos direto para Quilombo Kalunga, são 35km de terra (cerca de 40 minutos) até chegar lá, é obrigatório a contratação do guia para entrar na Cachoeira Santa Bárbara, então contratamos o guia da comunidade (economizamos cerca de 20 reais, já que no CAT de Cavalcante o guia era mais caro). São uns 800m de caminhada tranquila. O valor do guia é R$ 70,00 (se você conseguir um grupo para dividir, melhor ainda) + valor da entrada nas cachoeiras por pessoa: R$ 20,00.

O ideal é chegar BEM CEDO, 9 horas da manhã estávamos na água, OU SEJA, pegamos a cachoeira vazia, deu pra aproveitar e contemplar sua beleza, afinal ela é bem pequena e você só pode ficar 1 hora no local por causar da preservação. Então mais tarde a cachoeira enche e fica difícil conseguir fotos legais. EU AMEI, fiquei o tempo todo dentro da água e nem sofri com a temperatura gelada.

Cachoeira Capivara
Está no pacote com da Santa Bárbara, a trilha é um pouco mais puxada, são 1500m de ida e volta, porém pulando pedra com descida bruta kkk, mas a cachoeira também vale muito a pena!

É tanta foto e tanta coisa pra falar, que dividi os posts por trilhas, seguindo exatamente a ordem da minha viagem. Assim fica mais facil pra mim e pra vocês, que vão pegando as informações mais detalhadas. haha ;p Dúvidas é só deixar nos comentários, no próximo post: As trihas a partir de São Jorge. :D

Tentamos gravar um pouquinho de cada passeio pra registrar a beldade da natureza e mostrar pra vocês aqui, é só apertar o play, ahh lembra de colocar em HD pra assistir com melhor resolução: